DramaFever acabou, mas assistir aos dramas não!

DramaFever acabou, mas assistir aos dramas não!

A notícia de que o DramaFever havia acabado pegou todo mundo de surpresa no último dia 16.

Eu lembro que vi a notícia totalmente sem querer e achei que fosse alguma pegadinha ou um erro qualquer, mas aí quando entrei no site do DramaFever percebi que a notícia era mais do que real.

Era definitiva.

O DramaFever não estava anunciando que ia fechar, muito pelo contrário, ele simplesmente tirou o site do ar e colocou um anúncio para todos os seus clientes.

 

O fim do DramaFever

As reações foram as mais variadas, mas a principal delas era o motivo. Não fazia sentido para muita gente o fato do DramaFever ter fechado as portas tão repentinamente.

Eu vi alguns comentários falando no quanto a plataforma de streaming tinha acabado de adquirir direitos de vários dramas novos e estava cheio de projetos, portanto não dava para compreender a decisão tomada.

Em meio a reportagens os fãs descobriram que a Warner Bros, dona da plataforma há alguns anos, resolveu tomar essa decisão por razões comerciais.

Os boatos são de que ela pretende abrir a própria plataforma de streaming, juntando os dramas que tanto gostamos e outros seriados da própria Warner, a fim de competir diretamente com a NetFlix, por exemplo.

O que deixou a grande maioria das pessoas decepcionadas foi o fato de que o DramaFever não deu sequer um aviso. Alguns dias antes, fãs que estavam assistindo dramas relataram que os episódios estavam atrasados e, no dia em questão, quem estava assistindo alguma coisa no site, foi simplesmente desconectado sem qualquer aviso.

Simplesmente assim. Acabou.

Eu fiquei bem indignada quando vi e fiquei mais passada ainda quando recebi um email do PayPal me informando que o meu pagamento havia sido cancelado. Até então o DramaFever não havia sequer me mandado qualquer email de explicação ou aviso relacionado a minha assinatura.

As coisas meio que ia acontecendo por terceiros e tudo muito do nada.

 

Reembolso das assinaturas

De todo modo, alguns dias depois eu recebi um email do DramaFever me informando do seu encerramento após nove anos e que faria reembolso do valor da assinatura se fosse o caso. Não era a explicação que nós queríamos, mas mesmo assim…

Enfim. Domingo eu finalmente recebi um email do PayPal me informando do reembolso realizado pelo DramaFever. Como era de se esperar, foi proporcional ao tempo que utilizei (minha assinatura é em junho e antiga, então eu recebi oito dólares de volta dos onze dólares que eu costumava pagar).

Mas por que estou falando de tudo isso?

Bom, porque quando eu percebi que o DramaFever acabou eu fiquei olhando e pensando o que eu ia fazer da vida já que eu tinha uma lista imensa de dramas para assistir e outros que gostaria de reassistir quando tivesse a oportunidade.

 

Plataforma Viki

Para quem não sabe, eu possuo assinatura no Viki também. Porém, apesar de tudo, eu tinha um certo favoritismo com o DramaFever, o que sempre me fez assistir mais dramas lá do que no Viki (exceto quando o drama era exclusivo Viki, claro).

 

 

A realidade é que enquanto o DramaFever tinha uma assinatura premium com um determinado valor anual, o Viki tem mais de um. O frustrante, para mim, é que os preços são muito mais altos do que eu estava acostumada a pagar com o DramaFever, o que me fez relutar em escolher um plano na época em que me cadastrei.

Eu decidi ficar com o plano mais básico na época que é o Viki Pass BASIC e eu pago cerca de $9,99 por ano (atualmente uns R$ 37,00).

Ele é ótimo para o básico realmente. Permite que eu assista dramas em qualidade alta e sem propagandas. É o que eu mais precisava, óbvio. Exceto que eu me frustrei logo no começo quando percebi que, se eu quisesse assistir um drama que está passando na Coreia atualmente, eu teria que esperar uma quantidade x de dias ou fazer um upgrade para outro plano.

Eles são meio salgados, mas o Viki permite que você assine mensalmente, então você pode, eventualmente, assinar e quando achar que não vai assistir tantos dramas assim naquele mês, cancelar o plano.

 

Os planos e como funciona

O Viki Pass STANDARD custa U$49,99 por ano ou U$44,99 por mês.

O Viki Pass PLUS custa U$99,99 por ano ou U$9,99 por mês.

 

Vou pegar um exemplo para explicar como funciona esse sistema do Viki.

O drama “The Smile Has Left Your Eyes” está em andamento atualmente na Coreia, com o elenco principal sendo Seo In Guk e Jung So Min.

Hoje mesmo sai o episódio 7 do drama, porém de todos os episódios já lançados na Coréia, com a minha assinatura eu só consigo assistir o episódio 1 e 2. Os demais episódios estão liberados, no momento, apenas para que tem a assinatura STANDARD (ou Plus).

 

 

Se você clicar no episódio 3, a mensagem que aparece é “Viki Pass Standard” e que esse episódio estará disponível para todo mundo dentro de 7 dias.

A solução que a Viki te dá é esperar ou fazer um upgrade.

 

 

O problema é que a grande maioria das pessoas não quer esperar e acaba recorrendo a fansubs. E isso era um problema que eu não tinha no DramaFever simplesmente porque a assinatura era uma só, o valor era um só e eu podia assistir tudo que estava disponível na minha região lá.

De todo modo, desde que eu conheci o Viki sua popularidade só aumentou e seu serviço não deixa a desejar. Tem legenda de tudo quanto é idioma e, embora em inglês saia primeiro, se você não sabe inglês não precisa se preocupar porque em português quase sempre sai logo depois.

E pra você que não pretende pagar assinatura alguma e estava acostumado com o DramaFever, a premissa é a mesma. Você pode assistir os dramas que quer naturalmente, mas as propagandas vão estar lá.

Você pode se conectar com o Facebook ou criar uma conta, o que te permite colocar “seguir” nos dramas que deseja assistir e o aplicativo do Viki até te manda uma mensagem informando que o episódio já está no ar.

Infelizmente os dramas exclusivos do DramaFever não podem ser encontrados no Viki, como é o caso de Circle, um drama que eu gostei demais e que pretendo fazer resenha.

Todavia, acho que o mais importante é que a gente ainda tenha como assistir os nossos dramas no momento.

Compartilhe

Deixe uma resposta

Fechar Menu