You are currently viewing Sobre assistir doramas: netflix, viki, kocowa e fansubs

Sobre assistir doramas: netflix, viki, kocowa e fansubs

Doramas: onde assisti-los?

 

Essa semana surgiu a notícia no site e aplicativo do Viki que todos os doramas passariam para o “Viki Pass” e que essa era a última chance de assisti-los de graça. Vi inclusive que subiram uma hashtag no twitter a respeito do assunto, mas a realidade é que eu não sei que fim levou, porque ontem mesmo eu entrei no site e no aplicativo deles, e ainda há vários doramas gratuitos com a possibilidade de assistir com anúncios.

Quase dois anos atrás, quando o DramaFever fechou em outubro de 2018, eu comentei aqui duas outras plataformas possíveis de assistirmos doramas: Viki e Netflix

Então, já que chegamos a esse ponto novamente, eu vim aqui trazer de novo esse assunto sobre “onde assistir doramas” para vocês.

 

KOCOWA

Quase na mesma época surgiu uma movimentação de pessoas pedindo para que a Kocowa também colocasse legendas em português para os fãs. Deu tão certo que agora eles estão completando um ano no Brasil por causa disso. Eles também possuem plano de pagamento que são: um diário, um mensal e um anula.

kocowa-no-brasil
Aniversário de 1 ano do KOCOWA no Brasil!

Devido a comemoração de aniversário, os valores estão em promoção e o pagamento pode ser feito através de cartão de crédito ou boleto.

A premissa é a mesma do Viki, alguns doramas estão disponíveis para que você assista com anúncios, outros, provavelmente os mais recentes, apenas se você tiver a assinatura poderá assistir.

Enquanto for assim, sinceramente, ainda é possível aproveitar o site tranquilamente para quem não pode pagar. 

 

Promoção de lançamento no Brasil do Kocowa

 

Eu ainda não explorei muito a fundo o Kocowa. Já possuo uma conta e estou de olho em todos os doramas que eles tem com legenda em português disponíveis. Acho que não custa nada conferir se tem algo que você deseja assistir ali que está de graça.

 

Viki

Por exemplo, eu vi que “Angel’s Last Mission: Love” está disponível com legenda em português gratuitamente na Kocowa. Porém, o mesmo dorama no Viki está disponível apenas através do Viki Pass Plus.

 

angels-last-mission-print-kocowa
“Angel’s Last Mission: Love” gratuito no KOCOWA

 

angels-last-mission-love-print-viki
“Angel’s Last Mission: Love” disponível no “Viki Plass Plus” no Viki

 

Enquanto a Netflix é bastante famosa e muita gente normalmente tem acesso, seja de um amigo ou de um parente, o Viki já não tem a mesma facilidade.

Eu possuo o Viki Pass desde 2015. Os preços, na época, eram acessíveis e não havia necessidade de fazer um upgrade para poder assistir aos outros doramas.

Ao longo dos anos, porém, isso mudou. Ter um Viki Pass Básico já não era mais tão útil assim se eu quisesse assistir doramas que ainda estavam em andamento na Coreia, já que o Viki demorava muito para liberar os episódios para o meu tipo de passe. Depois, ficou ainda pior, alguns doramas eu sequer tinha a oportunidade de assistir porque o meu passe era justamente o Viki Pass Básico e não um upgrade.

O valor do Viki Pass Básico anual era razoável pra mim, mas fazer um upgrade para qualquer um dos outros dois passes, ficava inviável. Os preços eram extremamente altos e ficaram ainda piores com a alta do dólar pra gente. É claro que não é culpa deles e se você for converter, fica realmente absurdo até mesmo o Viki Pass Básico no final.

 

Fansubs

O que eu quero dizer com tudo isso? É simples: a situação está difícil.

Enquanto nós temos a Netflix com vários doramas, nós não temos todos eles. O Viki e o Kocowa possuem vários doramas, antigos e novos, tanto coreanos, chineses, japoneses, taiwanês e por aí vai. Porém, com muitos doramas cada vez mais sendo possíveis de acessar através de uma assinatura, acaba ficando complicado para muita gente.

Portanto, quero enfatizar que se você tem a possibilidade de pagar pela assinatura, faça isso sim! Não deixe que mais essas plataformas sumam, pois quando o DramaFever fechou todos nós sentimos um grande impacto.

Porém, se você não possui qualquer condição de pagar agora seja Viki ou Kocowa e até mesmo a Netflix, eu acredito que a solução seja sim recorrer aos famosos fansubs.

Não acredito que os fansubs sejam ruins, justamente porque eles fazem tudo de fãs para fãs, sem intenção de fins lucrativos e na grande maioria das vezes sequer tem seu trabalho reconhecido.

E é justamente por causa dos fansubs que muita gente conheceu os doramas e fez com que eles ficassem ainda mais famosos a ponto de finalmente termos eles na Netflix, por exemplo.

Então, aqui vai minha indicação de fansub com legendas em português que acho que vale a pena acompanhar quando não houver o dorama disponível na Netflix ou seja inviável assistir no Viki ou Kocowa: é o drama fansubs.

Enquanto fãs, nós estamos fazendo no máximo para que os doramas tenham ainda mais reconhecimento e fiquem cada vez mais acessíveis para o Brasil.

Compartilhe

Deixe uma resposta