Atualmente o que tem marcado os dramas coreanos são os remakes de grandes séries americanas, como “The Good Wife”, “Entourage”, “Criminal Minds” e, recentemente, “Suits” foi a última anunciada com estreia em 25 de abril pela KBS2.
Os atores confirmados para o drama são Jang Dong Gun e Park Hyung Sik, cujo foco é o “bromance” (uma amizade muito forte) entre os dois personagens principais, advogados e de níveis totalmente diferentes, que crescem com o passar do tempo e com os desafios que passam a ter no escritório em que estão atuando.
Outras séries populares também são alvo
No entanto, não são apenas as séries americanas que são populares e, exatamente por isso, há outros remakes também, como o dorama da OCN “Mistress”, com estreia prevista para 28 de abril, baseado na série da BBC de mesmo nome.
Esse dorama traz os atores Han Ga In, Choi Hee Seo, Shin Hyun Bin e Goo Jae Yi. Trata-se de um thriller de mistério que foca na relação distorcida entre quatro mulheres e homens. O dorama mostra como eles acabam se envolvendo em uma série de assassinatos.
Outro dorama que a OCN pretende estrear em junho de 2018, é o remake da BBC chamado “Life on Mars”. Sua grande popularidade na televisão britânica levou aos Estados Unidos e a Espanha fazerem remake desta série.
O remake coreano conta a história de um atual detetive acordando e descobrindo que está em 1988. Os atores confirmados são Jung Kyung Ho, Park Sung Woong e Go Ah Sung.
Além disso, remakes de dramas japoneses também tem acontecido, como é o caso de “Mother” da tvN, que recentemente chegou ao fim, é um drama japonês de mesmo título. E o dorama da MBN “Rich Man, Poor Woman” também é um remake de uma comédia romântica japonesa de 2012.
Qual o motivo para a febre dos remakes?
KBS, MBC, SBS sempre estiveram na frente quando o assunto era dorama, no entanto, os canais a cabo e canais de programas abrangentes começaram a se aventurar entre os doramas também.
A competição ficou muito acirrada devido ao aumento e a diversidade de plataformas. Portanto, em uma “guerra” para assegurar conteúdos interessante, realizar remakes de séries/dramas internacionais acabou se tornando uma opção atrativa por causa da popularidade e da qualidade.
De acordo com a Soompi, uma fonte da indústria compartilhou: “enquanto as produções de dramas crescem em números, há muitos comentários frequentes de falta de cenário. Nesse processo, trabalhar para ganhar popularidade no exterior são vistas como mais estáveis porque são menos arriscadas. Elas são vistas como confirmadas pelo público.”
Ele complementa que os remakes tem vantagens em termos de publicidade e criar um burburinho logo no começo.
O sucesso (ou não) dos remakes
Nem todos os remakes fizeram sucesso. É difícil satisfazer os fãs do trabalho original e as expectativas são muito grandes. Os remakes de “Entourage” e “Criminal Minds” anteriormente mencionados, por exemplo, tiveram classificação baixa e foram criticados.
Eu assisti o remake de “Criminal Minds”, e como fã da série, vou fazer uma resenha sobre o dorama da tvN.
Fonte: Soompi