Hotel del Luna: fantasmas, sejam bem-vindos!

Hotel del Luna: fantasmas, sejam bem-vindos!

Olha a louca que voltou com resenha de Hotel del Luna depois de meses como se nada tivesse acontecido e eu não tivesse abandonado o blog no relento. Peço desculpas, mas não se preocupem, eu voltei para ficar, prometo. 

Esse drama incrível me conquistou desde o primeiro episódio, então nada mais justo do que retomar minhas atividades com ele. Sente-se confortável porque o post é um pouco mais longo do que eu gostaria.

 

hotel-del-luna-poster-1
Fonte: CJ ENM e tvN

 

Drama: Hotel del Luna

Hangul: 호텔 델루나

Diretor: Oh Choong Hwan

Escritor: Hong Jung Eun e Hong Mi Ran

Emissora: tvN

Episódios: 16

Data de lançamento: 13 de julho a 01 de setembro de 2019

Horário: Sábado e domingo às 21h

Idioma: Coreano

País: Coreia do Sul

 

Personagens principais

IU (Lee Ji Eun) como Jang Man Wol

Yeo Jin Goo como Koo Chan Sung

Shin Jung Keun como Kim Sun Bi

Bae Hae Sun como Choi Seo Hee

P.O. (Block B) como Ji Hyun Joong

Kang Mi Na como Kim Yoo Na

 

Outros personagens

Cho Hyun Chul como Sanchez

Park Yoo Na como Lee Mi Ra

Seo Yi Sook como Mago

Kang Hong Suk como Grim Reaper (ceifador)

Lee Do Hyuk como Ko Cheong Myung

Lee Tae Sun como Yeon Woo

 

Sinopse 

Jang Man Wol (IU) é a Presidente do Hotel del Luna devido a um erro cometido no passado, presa ao hotel há mais de 1000 anos. Os clientes deste hotel são fantasmas que faleceram e precisam de um local para descansar.

Koo Chan Sung (Yeo Jin Goo) trabalha como assistente administrativo de um hotel famoso. Formou-se em Harvard e, apesar de bastante jovem, é excelente no que faz.

Comecei essa resenha antes do drama acabar, mas daí eu percebi que não faria o menor sentido postar isso sem saber o final dessa história.

Como sempre, eu vou tentar meu máximo para não dar spoilers, mas sinceramente eu acho que é quase humanamente impossível não mencionar algumas coisas relacionadas ao plot ao longo do post, então tomem cuidado!

 

Trilha Sonora de Hotel del Luna (OST)

Vou começar dizendo o maior fato desse drama inteiro: Hotel del Luna tem, sem dúvida alguma, uma das melhores OST que já ouvi. Eu passei dias e dias ouvindo todas as músicas, durante e depois que o drama se encerrou.

Cheia de mulheres fodas incríveis, desde a primeira música você é totalmente transportado para o universo desse drama.

E pra você ter um gostinho do que eu estou falando, olha quem faz parte dessa OST: Taeyeon, Heize, Chung Ha, Gummy, Ben, Red Velvet, Punch. Além de 10cm, Monday Kiz, Yang Da Il, Paul Kil, Ha Yea Song e Taeyong (NCT).

São 13 músicas maravilhosas e um bônus especial da nossa querida IU, que lançou uma música para os fãs, mas que não entra na OST oficial do drama.

Se a sinopse e a OST não te convenceram a assistir, então espero que minha resenha ajude a decidir se vale a pena ou não. 

Então vamos lá.

 

Seja bem-vindo ao Hotel del Luna

Ao contrário do que normalmente faço, resolvi começar esse drama puramente pela história apresentada na sinopse. Não foi pelos atores ou por ser mais uma história da tVN que, convenhamos, cria dramas incríveis. 

Sempre gostei muito de fantasia e saber que haveria uma história que envolvia fantasmas — algo que gosto bastante — distinta de tantas outras que já assistimos por aí, chamou bastante atenção. Sinceramente, me trouxe um pouco do sentimento que tive com Goblin, outro drama incrível e que, pasmem, é de 2016. Nem parece que faz tanto tempo assim

 

Sobre os atores

Antes de mais nada, e por mais que isso fique gigante, eu quero comentar sobre os dois atores principais da história: IU e Yeo Jin Goo.

Eu conheço o trabalho do Yeo Jin Goo do drama Circle, onde ele é um dos protagonistas, e eu amo muito a história ali desenvolvida (e estou devendo uma resenha desde o encerramento do Drama Fever, mas tudo bem). 

Eu não conhecia ele antes disso, mas admito que gostei muito dele nesse drama e está longe de ser um drama romântico, então foi tudo bastante intenso e maluco. Tentei assistir um drama com ele antes, o Orange Marmelade, mas não consegui continuar por vários fatores e estou enrolando até hoje para retornar. 

hotel-del-luna-poster-yeo-jin-goo
Fonte: tvN

Enfim, por que estou falando disso? Bom, porque enquanto eu assistia Hotel del Luna, eu me deparei com vários comentários de pessoas descontentes com a escolha do ator. As mensagens iam de pessoas insatisfeitas com sua atuação — a ponto de mencionarem que todos os dramas em que ele esteve foram estragados por sua presença (é sério, eu li isso) —, até mensagens mencionando que ele era muito robótico e sem expressão.

Óbvio, não haviam apenas comentários negativos, também vi muitos elogios em relação a sua atuação em outros dramas e em Hotel del Luna.

Na minha opinião, ele não era o grande foco. 

O personagem de Yeo Jin Goo é importante, claro, mas eu não acho que ele foi o grande destaque do drama em questão e, por esse mesmo motivo, não me incomodei com sua atuação em momento algum.

Em comparação com Circle, um drama que não tinha tanto romance e era mais sério, eu achei que Yeo Jin Goo trabalhou muito bem em Hotel del Luna. Aqui o personagem dele, Koo Chan Sung, precisou ter medo, sorrir, ser perspicaz, chorar e eu consegui absorver tudo isso do personagem ao longo do drama.

Mas, apesar de tudo, foi o que eu disse: ele não é o grande foco.

Eu vim escrever essa resenha pra idolatrar a IU como Jang Man Wol em Hotel del Luna.

Apesar das escritoras terem confirmado em entrevista que o papel não foi criado para a IU, quando você assiste o drama, é a primeira impressão que você tem. Ela conseguiu incorporar tão bem a personagem que soa como se tivesse sido escrito especialmente para ela. 

E enquanto eu via os comentários sobre o Yeo Jin Goo, eu também vi muitos comentários sobre a IU, mas em sua maioria bastante positivos. Muita gente disse que, pela primeira vez em muito tempo, estavam assistindo um drama pela atriz principal, não pelo ator.

Confesso que eu desconheço a atuação da IU em outros dramas — mas gostei bastante e já estou com vários na listinha —, então não assisti Moon Lovers (eu e meu problema com dramas puramente históricos), mas eu sei que muitas pessoas criticaram não apenas o drama em si, mas a atuação da IU na época.

Minha opinião quanto a ela é, portanto, única e exclusivamente baseada em Hotel del Luna. E, para isso, eu tenho apenas uma palavra.

Maravilhosa. 

hotel-del-luna-poster-iu
Fonte: tvN

IU da vida Jang Man Wol, a dona do Hotel del Luna, onde os seus hóspedes são todos fantasmas. Presa nesse hotel há mais de 1000 anos, ela precisa que o gerente seja humano e veja fantasmas, claro.

O enredo não é complexo, mas é cheio de momentos que a princípio parecem soltos na história, mas depois se mostram como uma pequena ponta para chegar na parte principal.

A história de Jang Man Wol está longe de ser a mais bela de todas, na verdade é bastante triste e, ao mesmo tempo, cheia de boas surpresas. E é essa a grande questão. IU retrata extremamente bem a personagem, tanto em momentos do passado quanto no presente

Ela é um misto de desconfiança, raiva, ressentimento, tristeza, mas também possui muito carinho, amor e um espaço escondido disposto a aprender a mudar.

E, é claro, não podemos deixar de mencionar o quão foda — não existe outra palavra para expressar o que eu acho dela, sinceramente — a personagem dela é. 

Jang Man Wol se impõe, toma decisões — nem sempre as melhores —, salva Koo Chan Sung — várias vezes para a nossa felicidade —, mete ele em problemas — ninguém é perfeito né —, é sarcástica, é complicada, é rancorosa e é extremamente amável por mais que você veja o quanto ela tenta negar o fato.

Além disso, sei que estamos acostumadas com aquelas histórias onde um dos personagens muda de comportamento por causa do outro, mas acho que a grande diferença aqui é que Man Wol de fato aprende com Koo Chan Sung ao longo do convívio um com o outro.

Quando ele manifesta sua opinião em relação às atitudes que ela possui com alguma situação ou quando o pensamento dela é divergente do seu, mas para algo destrutivo ao invés de benéfico, Koo Chan Sung se expressa sem se importar com o que Man Wol irá achar

E o mais incrível é que ela realmente tenta absorver o que lhe foi dito ou ensinado. Talvez ela nem sempre siga — até porque nem sempre as pessoas seguem a razão, mas sim o que realmente desejam —, mas acho importante o quanto ela ouve e amadurece

São formas distintas de se “salvar” uma pessoa.

 

História do Hotel del Luna

Acabei falando um pouco sobre a história ao explicar Jang Man Wol e Koo Chan Sung, mas nada que realmente interfira.

Como já mencionado na sinopse, Hotel del Luna é um hotel para os fantasmas descansarem antes de seguirem para uma reencarnação

O tema é abordado em conjunto com a história e mostra que se você fez coisas boas durante a sua vida, as chances de você ir reencarnar com benefícios é maior.

Também mostram os fantasmas que não conseguem seguir em frente, como é bastante comum em dramas do gênero. Além de mostrar o que acontece com fantasmas vingativos, que acabam até mesmo por atacar humanos.

De um modo geral o drama se passa nos tempos atuais, porém para explicar melhor o que aconteceu com Jang Man Wol e explicar a existência do Hotel del Luna, além de outros personagens que aparecem no decorrer da história, somos teletransportados para uma Dinastia.

A mudança entre passado e presente é bem trabalhada durante todo o drama e, na minha opinião, em nenhum momento houve confusão ou algo que não ficasse bem explicado. As pontas soltas que eventualmente aconteciam em algum episódio, logo eram conectadas e tudo fazia ainda mais sentido.

Eu particularmente tive uma montanha russa de emoções com esse drama. Eu ri, fiquei indignada, tomei susto — porque eu sempre tomo susto com fantasma —, fiquei feliz e chorei feito uma desgraçada.

Foi impossível não se apaixonar pela IU e não torcer pelo romance do casal principal, até pelos dois criarem um vínculo e uma amizade extremamente bonita, que é um dos pontos mais altos pra mim em um relacionamento.

Não foi do nada, como acontece em vários dramas — e é lindo, sério, mas às vezes eu acho meio sem explicação —, e tampouco foi algo sem sentido. Simplesmente foi acontecendo, aos pouquinhos, de diversas formas, conquistando o telespectador em cada passo da relação.

funcionarios-hotel-kim-sun-bi
Fonte: tvN
funcionarios-hotel-choi-Seo-Hee
Fonte: tvN

 

E também foi impossível não se apaixonar pelos demais funcionários do hotel.

Além de momentos engraçados, você acaba notando que, ao longo da história, deseja saber mais sobre o passado de cada um deles.

Como eles morreram? E por que eles ainda estão entre os humanos ao invés de seguirem caminho como os demais hóspedes do hotel?

 

funcionarios-hotel-Ji-Hyun-Joong
Fonte: tvN

E não para por aí. Hotel Del Luna não é simplesmente um local onde acontece boa parte do drama, muito pelo contrário. Os quartos possuem convidados e segredos que, ao longo da história, vão sendo revelados.

Eu acho extremamente genial o modo como as escritoras deram um motivo para cada acontecimento. Posso estar errada, mas não me lembro, ao menos no momento, de nenhuma passagem que tenha ficado em aberto ou sem explicação por esquecimento.

Inclusive, há determinados fantasmas no hotel que a princípio você acredita estarem ali apenas para fazer número no elenco, mas acaba se surpreendendo depois. 

 

funcionarios-hotel-kim-yoo-na
Fonte: tvN

 

Claro que os fantasmas não são os únicos cativantes no cenário todo. Os amigos de Koo Chan Sung também tem uma importância muito grande na história, além de momentos divertidos e extremamente tristes que eu prefiro nem recordar no momento, assista por sua conta e risco e chore feito uma idiota que em eu.

De todo modo, eu quero evitar mencioná-los porque é bem mais emocionante assistindo. E porque eu posso dar um spoiler desnecessário.

Ah! E, querides, vocês não tem ideia da quantidade de roupas ma-ra-vi-lho-sas que a IU usa ao longo da história. Além de umas unhas postiças perfeitas, sempre combinando com o modelito escolhido. Ficou tudo perfeito demais nessa mulher, meu Deus.

 

Conclusão

Enfim, Hotel del Luna foi um drama que eu amei acompanhar. Não houve nenhum momento que eu achasse que não deveria continuar ou que a história deveria ser diferente. Até mesmo o final, aquele que todo mundo estava surtando para saber como seria, eu não acho que deveria ser diferente.

Gosto de finais coerentes e foi isso que as irmãs Hong nos proporcionaram.

Não vou comentar se o final é triste ou feliz, embora eu saiba que tem muita gente que não gosta de assistir sem saber. A única coisa que posso dizer é: assistam, tenho quase certeza que vocês não irão se arrepender.

E vão ouvir essa OST, por favor. Sério. Já começa com Taeyeon dando um tapa na nossa cara com sua voz angelical, e de quebra ainda temos uma música da Punch que me deixou desesperada pra ouvir inteira desde o primeiro segundo que tocou no drama — igual quando demoraram pra soltar a versão completa de Round and Round em Goblin.

 

Hotel del Luna está disponível com legenda em português no Viki

Compartilhe

Deixe uma resposta

Fechar Menu